"Brave": A indomável princesa Disney criada pela Pixar

Chega amanhã a Portugal o mais recente filme da Disney/Pixar que demorou seis anos a chegar às salas de cinema. "Brave" abre novos caminhos para a Pixar ao deixar para trás um humor mordaz e personagens singulares mais pensadas para adultos do que para a esperada ingenuidade infantil. Este é um regresso às princesas da Disney. o regresso da protagonista e a estreia de uma personagem feminista que anseia estar no comando do seu próprio destino.
Publicado a
Atualizado a

A ação passa-se no século X na Escócia. E o cenário gerado por computador é tão perfeito e tão autêntico que o espetador quase que consegue sentir a névoa a formar-se por trás dos seus óculos 3D. Todos os detalhes foram conseguidos com pesquisa em campo real. Os criativos visitaram a Escócia em 2006 e 2007 para se documentarem para o filme. Assim o realismo dos cenários consegue em "Brave" um avanço em relação aos anteriores filmes da Pixar. Se a história da primeira princesa heroína da Pixar não valesse por mais nada, valeria com certeza pelos pormenores técnicos alcançados. Mas vale!

Merida é uma princesa algo feminista muito diferente dos outros heróis a que a Pixar nos habituou. Não é parecida com Up, Nemo, Toy Story ou Wall-E. Esta é a primeira princesa que não age com base na motivação romântica e que não escolhe um parceiro bonito no final. Tão pouco é triunfalista, portanto não espere um triunfo final da jovem princesa sobre a sociedade patriarcal de uma Escócia tribal que por causa de uma lição de moral abandona todas as suas convenções.

Na verdade, o filme revela um coração feminista nas escolhas e nos compromissos especialmente no ponto crucial relacionado com o casamento. Mas também revela o que Merida é capaz de fazer para salvar a sua família, sem no entanto ceder às exigências da tradição.

Por isso, no final a princesa não tem muito a ver com as fantasias das meninas: Uma princesa que pode ser competente, perfeita, compassiva mas não completamente dominante. Já Merida não tem paciência, é rebelde, não anseia pela perfeição, nem por cuidados de beleza. E esta é a ironia de Indomável que quebra o mito ao ser uma princesa mal -humorada, de cabelos vermelhos revoltos, numa terra antiga, com a missão de salvar o reino de uma maldição mas com um enorme ar de modernidade.

Pixar reinventa o cabelo em "Brave"

Não foi fácil, para os criadores da Pixar, fazer "saltar" os caracóis de Merida. Para ilustrar o seu espírito de fogo os cineastas quiseram que os caracóis vermelhos da princesa saltassem para fora da tela. Já haviam tentado com "A Pequena Sereia" e com "Monstros e Companhia" mas a tecnologia não estava lá. Finalmente conseguiram em "Brave". Agora com nova tecnologia digital usada em "Brave", designada Taz - inspirada na irreverência e velocidade da personagem da Looney Tunes - foi possível que o cabelo encaracolado Merida quase desafie a gravidade. O programa de computador demorou dois anos e meio a ser desenvolvido. Mas resultou muito bem.

Veja aqui o trailer:

[youtube:TEHWDA_6e3M]

As personagens de Indomável

MERIDA: Impetuosa e impaciente, Merida é uma teimosa jovem da realeza que luta para controlar o seu destino. O seu desejo é estar ao ar livre, aperfeiçoar as suas capacidades atléticas para o domínio da espada e do arco e aventurar-se pelas magníficas Terras Altas com o seu fiel cavalo Angus. De espírito tão vibrante quanto os seus indomáveis cabelos, Merida tem o coração doce, especialmente no que toca aos seus irmãozinhos trigémeos.

RAINHA ELINOR: Uma visão de graciosidade, sabedoria e carácter, a Rainha Elinor é extremamente dedicada ao bem-estar da sua família e do reino. Agindo como o contraponto comedido e diplomático sobre o seu impulsivo marido, o Rei Fergus, a Rainha Elinor sustenta o peso do reino nos seus ombros.

REI FERGUS: Protetor do seu reino e da sua família, o Rei Fergus é um heroico guerreiro de majestosa capa de urso, enorme espada e invulgar perna-de-pau - o resultado do seu confronto com o urso-demónio Mor"du.

OS TRIGÉMEOS: Os adoráveis e ruivos trigémeos idênticos Harris, Hubert e Hamish estão sempre prontos para umas travessuras, especialmente se incluirem guloseimas.

OS MACGUFFIN:

Lorde MacGuffin: O robusto Lorde MacGuffin ostenta muito músculo e dignidade. Embora seja homem de poucas palavras, a sua voz cavernosa ouve-se por todo o reino exigindo respeito e sustentando a sua reputação como o lorde mais justo e compreensivo no reino. Mesmo assim, e tal como os restantes lordes, MacGuffin não recusa uma bela luta ou uma sonora gargalhada.

Jovem MacGuffin: Falando um raro dialeto escocês que é incompreensível para a maioria das pessoas, o Jovem MacGuffin é um rapaz tímido de grandes proporções. Ser o centro das atenções não é do seu agrado mas não hesita em partir para uma luta ao lado do seu pai e do seu clã se a situação se complicar.

OS DINGWALL:

Lorde Dingwall: Resmungão e irritável, o provocador Lorde Dingwall não deixa que a sua desvantagem vertical seja um impedimento para resolver os seus problemas ao murro. Não sendo pessoa de se esquivar a uma bulha à antiga ou a uma discussão vigorosa, nunca vira as costas ao maior dos adversários para assegurar a sua posição no reino.

Pequeno Dingwall: Desengonçado, ingénuo e frequentemente perdido nos seus pensamentos, o Pequeno Dingwall é o excêntrico filho de Lorde Dingwall. O Pequeno Dingwall é de uma impetuosidade contrária ao seu reduzido tamanho e o seu pai não hesita em utilizá-lo, orgulhosamente, como cão de ataque quando é preciso.

OS MACINTOSH:

Lorde Macintosh: Líder do seu clã, irascível, magro e fora de forma, Lorde Macintosh está sempre prestes a entrar numa luta. O seu sorriso selvagem e a aparência feroz - tronco decorado com pinturas azuis de guerra e peito orgulhosamente inchado - indicam estar pronto para a batalha embora seja mais do género que ladra mas não morde.

Jovem Macintosh: Sendo filho primogénito de um lorde, o Jovem Macintosh sabe que tem o porte atlético, charme inegável e longos caracóis ondulantes que derretem as donzelas por onde passa. Mas a vaidade e legiões de fãs podem ser uma distração quando se está nos Jogos das Terras Altas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt